Panorama da hipertensão em Portugal.
Protocolo
Título do registo
Registo multicêntrico nacional de homens e mulheres com o diagnóstico de hipertensão, com base em medições casuais da PA, que fizeram MAPA confirmatório.
Título abreviado
Panorama da hipertensão em Portugal.
Propósito
Calcular o impacto do teste confirmatório com MAPA na reclassificação dos indivíduos com o diagnóstico de hipertensão baseado em medições casuais da PA.
Objectivos do registo
Avaliação do impacto da MAPA na avaliação de indivíduos com o diagnóstico de hipertensão, designadamente na confirmação do diagnóstico ou reclassificação como normotensos mascarados, e na estratificação do risco em função da pressão arterial média observada em vigília e durante o sono e do padrão dipping.
Desenho do registo
Estudo observacional, analítico, transversal, multicêntrico e nacional. O registo dos dados, colhidos do processo clínico, será feito numa plataforma informática que contém o formulário de registo electrónico.
Serão registados os resultados do MAPA, designadamente os valores da PA média em vigília, PA média durante o sono e PA média das 24 h.O programa reclassificará automaticamente os indivíduos como tendo normotensão mascarada (se a PA for normal no período de vigília e durante o sono), hipertensão mantida (se a PA estiver elevada no período de vigília e durante o sono), hipertensão no período de vigília(PA elevada apenas em vigília) e hipertensão nocturna(se a PA estiver elevada apenas durante o sono).O padrão dipping será calculado automaticamente pelo programa.
Doentes
Homens e mulheres com um diagnóstico de hipertensão estabelecido com base em medições casuais da PA no consultório, de acordo com as recomendações nacionais e europeias, que tenham realizado teste confirmatório com MAPA sem terapêutica anti-hipertensiva.
Critérios de exclusão
Idade inferior a 18 anos; gravidez; em programa de diálise.